sábado, 15 de agosto de 2015

Dicas: Manutenção e Limpeza do Molinete


Manutenção e Limpeza do Molinete

  A pesca de praia deixa nosso equipamento muito exposto à maresia, água do mar e a areia de praia, e com o tempo haverá a deterioração tanto do molinete como da linha. Para aumentarmos a vida útil do nosso equipamento, é essencial a limpeza periódica do mesmo. Devemos fazer uma limpeza básica sempre após toda pescaria, e uma limpeza mais complexa a cada cinco pescarias. Não recomendamos a desmontagem completa do molinete por iniciantes, pois requer um certo grau de conhecimento, tendo em vista que o molinete é composto no seu interior por inúmeras peças minúsculas como engrenagens, molas, roelas, etc., e durante a remontagem todas devem ser recolocadas exatamente no mesmo local que foi retirada e na ordem inversa da desmontagem.

Um grande erro quando desejamos limpar o molinete, é lavá-lo em água abundante no chuveiro ou torneira, devemos evitar este procedimento, pois tanto a água do mar, como a água da torneira (com cloro) danificam os rolamentos do molinete. Os rolamentos são formados por dois anéis de metal com esferas de ferro entre eles, e sua função é dar suavidade e reduzir o atrito, portando quando os rolamentos oxidam, podem provocar ruídos, travamentos e até mesmo inutilizar o molinete.

Limpeza Externa do Molinete

Ao chegar da praia, retire o excesso de areia e sujeira, passando um pouco de água corrente no molinete, mas não esqueça de fechar o freio da bobina, evitando desta forma a entrada de água na parte interna do molinete, depois sacudindo o mesmo retire o excesso de água. Agora com um pano úmido faça uma limpeza mais detalhada da parte externa, retirando restos de iscas e areia, e com o auxílio de uma chave de fenda pequena e cotonetes, retire as sujeiras dos orifícios menores e dos parafusos. Após esta limpeza seque o molinete com um pano seco e que não solte fiapos.

Limpeza da Linha

A linha também requer cuidados especiais, quando a linha está opaca ela deverá ser trocada, pois linhas velhas e ressecadas rompem-se com facilidade. Porém se a linha estiver boa, devemos passá-la para um outro carretel, e durante o processo de alimentar novamente o carretel do molinete, passamos um pano umedecido por toda a linha.

Desmontagem e Limpeza Básica do Molinete

1) Afrouxe o freio do molinete, girando até que ele se solte;

2) Retire o carretel do molinete. Solte o parafuso lateral, desta forma a manivela será desconectada. Durante a remontagem podemos escolher deixar a manivela do lado esquerdo ou direito, de acordo com a melhor forma de manuseio do pescador.

3) Coloque uma gota de óleo fino de máquina, no orifício onde a manivela estava encaixada (em ambos os lados do molinete), nestes locais estão localizados os rolamentos. Coloque uma gota de óleo também no rolete, a peça localizada ao pé da alça onde a linha passa quando é recolhida para o carretel;

4) Pingue uma gota de óleo na trava do molinete. Coloque duas gotas de óleo na base da haste que encaixamos o carretel, gire a manivela várias vezes, fazendo que a haste suba e desça, lubrificando-a por completo

5) Podemos desparafusar a carcaça do molinete para limpar suas engrenagens internas e lubrificá-las com graxa pouco pastosa, porém não recomendo este procedimento para iniciantes.

Dicas Importantes

Durante o processo de desmontagem do molinete, abra uma pano branco, e coloque sobre este todas as peças (peça por peça), na ordem exata que estão sendo desmontadas, será mais fácil depois para remontar. Não utilize óleo demais nas peças, pois o excesso também danifica o equipamento. E por fim, após o molinete devidamente limpo, guarde-o em um local seco que não pegue poeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário