sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dicas: Pesca de Praia Noturna


Pesca de Praia Noturna

Normalmente temos por hábito consultar a Tábua das Marés, acordar cedo, de preferência antes do amanhecer, e partir para uma boa pescaria. Porém, com o passar das horas a praia começa a encher de banhistas (principalmente no verão), turistas e surfistas, o que faz com que a nossa diversão acabe antes do esperado.

Uma boa saída para esta situação é a pesca de praia no período noturno. Além de termos a praia praticamente inteira só pra gente, no verão a praia a noite oferece um clima refrescante e estamos protegidos da radiação ultravioleta pela exposição aos raios de sol, dispensando protetor solar.

Alguns cuidados devem ser tomados, durante a noite algumas praias não oferecem iluminação, o que aumenta o risco de assaltos, portanto, sempre é interessante combinar a pescaria em grupos de amigos para não ficarmos tão vulneráveis. Outro ponto importante é não esquecer um bom repelente, caso contrário seremos "jantados" por pernilongos e borrachudos.

Quanto aos equipamentos mais indicados para a pesca de praia noturna, podemos citar, vara de 3,6m a 4,2m, molinetes médio/grande de 4000 ou 6000, linhas com diâmetro 0,18mm a 0,30mm, anzóis do tipo Maruseigo nos tamanhos 14 a 22, tira de adesivo fosforescente ou luz química (star light) para prender na ponteira da vara facilitando sua visualização, lanterna LED para ajudar a manusear o equipamento no escuro, sempre ter chicote de pesca e anzóis reservas.

Temos algumas dicas importantes, sempre deixar o material e as iscas preparadas previamente evitando desconforto de ter que prepará-los no escuro, levar todo equipamento numa bolsa e só abrir no local da pesca para não ocorrer perdas. Caso você não conheça a praia onde vai pescar a noite, procure chegar um pouco antes de escurecer para identificar a localização e distância dos canais, arremesse a chumbada e venha puxando lentamente, o chumbo virá dando "pulinhos", e sinta quando ele afundar ou grudar, então provavelmente você encontrou um canal. Durante a noite vários peixes maiores se aproximam da praia, então experimente anzóis e iscas maiores, as iscas utilizadas a noite são praticamente as mesmas do dia, camarão, minhoca de praia, sardinhas. Dentre as espécies que podemos pescar a noite, temos o Papa-terra, Corvina, Cocoroca, Espada, Bagre, Carapicu e o Pampo, este último com mais dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário