Anzol
O Anzol é um acessório de pesca, geralmente feito de aço inoxidável, com alto teor de carbono e grande resistência à corrosão. Pode ser encontrado em vários formatos, tamanhos, comprimentos, aberturas, cada um tipo com sua particularidade exclusiva para as mais variadas pescarias. Podemos classificá-los em 3 principais tipos de ponta: simples, duplos e triplos. Seu tamanho pode variar do menor (nº 30) ao maior (nº 16/0).
O ideal é que você tenha seus anzóis separados por tamanho e tipo, para que na hora da pescaria não perca tempo procurando o anzol ideal misturado com os demais, para isso aconselho utilizar uma caixa organizadora como a ilustrada abaixo.
Logo abaixo, apresentamos alguns detalhes dos anzóis, como a identificação das suas partes, tipos de anzóis e suas características:
Partes do Anzol:
Clique na imagem para ampliar
O Olhal/Olho tipo Argola é o mais utilizado na maioria das pescas de praia e é possível amarrá-lo com vários tipos de nós, a espessura do anzol é diretamente proporcional à sua resistência. Os anzóis com haste longa além de evitar que os peixes ao fisgarem a isca mordam e arrebentem a linha, ajudam a evitar que as iscas vivas fujam. Anzóis com farpas na haste ajudam a fixar a isca no anzol evitando que solte durante o arremesso. O tipo de anzol mais comum na pesca de praia é o Maruseigo (anzol japonês), utilizado em competições e fisga com facilidade Pampos, Betaras, Robalos. O anzol Triplo ou Garatéia é bastante utilizado com iscas artificiais para a pesca de Espadas e Barracudas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário